Carregadores são atingidos por outra rodada de lockdown do COVID-19 em Ningbo
Mais uma vez, os carregadores do leste da China estão enfrentando uma interrupção causada pela COVID no porto de Ningbo. Desta vez, a desaceleração é causada por um surto em um bairro adjacente, onde os esforços de resposta do governo estão supostamente interferindo no carregamento.
Antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, o governo chinês está implementando medidas estritas de bloqueio regional para controlar a disseminação do COVID-19. A China é uma das poucas nações que ainda segue uma política de tolerância zero para surtos de COVID e ainda usa quarentenas obrigatórias e outras restrições de movimento na tentativa de limitar a transmissão.
Embora relatos da mídia do governo chinês sugiram que passagens especiais para motoristas de caminhão e “corredores verdes” foram criados para garantir acesso contínuo ao porto através de Beilun, despachantes de carga disseram ao The Loadstar que ainda há dificuldade considerável de processamento de carga através do complexo portuário. Em parte, isso ocorre porque Beilun é o local de residência de muitos caminhoneiros locais – e, como todos os outros residentes locais, eles têm dificuldade em obter permissão para deixar o distrito.
Embarcadores com carga de exportação com destino a Ningbo foram aconselhados a desviar as remessas para o porto próximo de Xangai sempre que possível. Xangai já está lidando com volumes recordes de carga, e isso pode adicionar mais interrupções e aumentos nas taxas de frete nas já desafiadas rotas de comércio Leste-Oeste.
Ningbo-Zhoushan passou por uma paralisação parcial de duas semanas em agosto de 2021, depois que um único trabalhador testou positivo para COVID-19 em um terminal. As autoridades locais responderam colocando os contatos próximos em quarentena, fechando o terminal e desviando ou atrasando a chegada dos navios.
A região da Baía de Hailung abriga o cluster de terminais de contêineres mais movimentado do mundo. O porto de Xangai movimenta cerca de 47 milhões de TEUs por ano, o que o coloca em primeiro lugar entre todos os portos de contêineres. Ningbo-Zhoushan – do outro lado da baía – movimenta cerca de 30 milhões de TEUs por ano. Juntos, os complexos portuários vizinhos movimentam mais do que todo o volume de importação e exportação em contêineres dos Estados Unidos.
Fonte: EXECUTIVO MARÍTIMO